Os custos que você deve considerar na escolha de uma franquia

23 / 04 / 2024

O franchising é, comprovadamente, um dos segmentos de negócio mais seguros e garantidos do mercado. É uma excelente opção para quem quer mergulhar no mundo do empreendedorismo e para quem já possui experiência nessa área, mas quer aumentar o patrimônio por meio de uma opção, cujo modelo já está pronto e aprovado pelo público.

Mas, muita gente se pergunta: quanto custa para abrir uma franquia?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é só o valor de usar a marca que deve ser levado em conta. Por isso, a BR Mania faz questão de alertar sobre os custos que você deve considerar na escolha de uma franquia, uma vez que toda e qualquer decisão deve ser alicerçada.

A própria Associação Brasileira de Franchising (ABF) defende que a apuração do capital total disponível para o investimento é fundamental. Somente assim será possível escolher pela franquia ideal.

Por isso, listamos os custos e taxas principais em 8 tópicos essenciais. Confira com atenção!

1. Taxa de franquia

A maioria das marcas do franchising compreendem o pagamento de uma taxa inicial para a aquisição dos direitos e transferência de know-how. Isso, para que o investidor possa operar sob os conceitos da empresa. O respectivo valor varia conforme cada franquia.

2. Royalties

As franquias tendem ainda a cobrar por royalties. Essa taxa é um investimento para se obter o direito de uso da marca, além da propriedade intelectual e suporte contínuo da rede. Isso diz respeito ao trabalho que torna o negócio escalável e apto a ser parte do franchising.

São taxas recorrentes, cujo valor e periodicidade (mensal ou anual) são definidos por cada rede de maneira específica. Os royalties, geralmente, representam uma porcentagem das vendas brutas. Por exemplo, os franqueados da BR Mania contribuem com %% das vendas. É um custo de franquia que, apesar de ser na verdade um investimento, deve ser considerado.

3. Publicidade

Existe também uma contribuição para a publicidade. Este também é um custo da franquia que, na verdade, deve ser visto como um investimento. O franqueado paga uma taxa para que a franqueadora possa mover ações estratégicas para a visibilidade da marca.

Também conhecido como fundo de marketing, esse aporte arrecadado é fundamental para que a rede faça a divulgação da marca. Ao contribuir com uma taxa específica para a sua divulgação, o franqueado obtém uma estrutura melhor e mais ativa por meio da qual a marca passa a ser conhecida pelo público. A BR Mania tem um conteúdo específico sobre fundo de marketing. Clique aqui e saiba mais (link para a página).

4. Instalações

Ao abrir uma franquia, o investidor deve considerar também as instalações. Ou seja, mobiliário, equipamentos, layout, letreiro, etc. Esses custos devem ser também avaliados, de modo a garantir segurança ao investimento. Também, porque tudo isso deve atender aos padrões da própria franquia.

5. Estoque

Quando a franquia trabalha com a venda de produtos, como é o caso da BR Mania, é imprescindível saber exatamente qual valor deverá ser aplicado no estoque inicial. Esse custo é significativo na escolha de uma franquia, especialmente, para manter a qualidade dos serviços e o público satisfeito.

6. Operacionais

Os custos operacionais diários também devem ser considerados. Além das instalações citadas, é preciso contabilizar o salário dos colaboradores, capacitações, limpeza do local, entre outros. Os valores dependerão do tamanho da unidade e também da localização.

7. Renovação de contrato

A renovação do contrato também resulta em uma taxa (cada franquia tem o seu valor determinado), assim como a transferência da franquia para um outro empreendedor. No entanto, tais valores devem ser considerados a longo prazo.

8. Reserva e capital de giro

É muito importante manter uma reserva de capital para lidar com imprevistos e despesas inesperadas. O capital de giro também deve existir. A propósito, as franquias exigem esse valor como uma forma de segurança. A estabilidade financeira do franqueado é fundamental para garantir sucesso ao negócio e o crescimento da própria marca em favor de todos os envolvidos.

Portanto, antes de assinar contrato com uma franquia, avalie os custos e também o retorno em potencial. Além disso, é essencial procurar ajuda de especialistas e consultores jurídicos.

Quer conhecer a BR Mania e os benefícios que ela oferece aos franqueados? Entre em contato!

https://franquia.brmania.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine nossa news

Postagens recentes


Temas

Empreendedorismo

  • Indicadores
  • Posicionamento

Gestão

  • Contratação
  • Campanhas
  • Dicas