O que é o repasse de franquia?

19 / 03 / 2024

Entenda como é feita a venda de franquias em funcionamento, as vantagens e cuidados necessários

O que é repasse de franquia? O repasse de franquia acontece quando um novo investidor assume uma determinada franquia em atividade operacional quando o primeiro dono decide mudar os planos a partir para novos caminhos. Essa transação pode ser feita sem maiores dificuldades.

Continue a leitura e saiba com a BR Mania como tudo pode acontecer.

Repasse de franquia

Embora o objetivo de todo investidor seja ampliar o seu patrimônio por meio dos resultados adquiridos com sua franquia, algumas vezes é necessário mudar os planos. E as razões são inúmeras, problemas de saúde, mudança de cidade, etc.

Então, em vez de encerrar a operação, é possível repassá-lo a outro investidor. Para isso, é fundamental examinar em detalhes o contrato, de modo a agir conforme descrito.

Isso porque não há uma lei que determine o passo a passo para o repasse de franquia. Por isso, cada franqueador pode estabelecer seus próprios parâmetros e descrevê-los em contato. Neste mesmo documento constará, inclusive, se a franquia permite ou não o repasse e se há restrições para essa atividade.

Passo-a-passo do repasse de franquia

1º – Encontrar um investidor

Em geral, o primeiro passo é encontrar um investidor interessado na unidade e que compreenda a ideologia do negócio para assumir o ponto. Uma das indicações é realizar reformas e demais melhorias na unidade para que o novo dono a receba como se fosse nova. O estoque também pode ser atualizado e a equipe novamente treinada. Tudo isso são possíveis atrativos aos compradores.

2º – Assinatura do termo de cessão

Quando o novo investidor já existe, o segundo passo consiste na assinatura de um novo documento com o franqueador, no caso o termo de cessão. Franquia e novo dono se conhecem e firmam uma nova parceria. No entanto, o contrato original e suas cláusulas continuam valendo.

3º – Pagamentos

O novo franqueado da unidade de franquia paga uma taxa para a rede franqueadora. No entanto, o valor varia conforme as condições impostas em contrato.

Sugestões BR Mania

Existem muitas variáveis quando o assunto é o repasse de franquia. A BR Mania destaca que é fundamental fazer uma avaliação detalhada da franquia antes de optar definitivamente pelo repasse da unidade.

Normalmente, o processo é feito por profissionais especializados, que consideram aspectos importantes como faturamento, lucratividade, localização e concorrência para apresentar valores ao novo dono.

Antes da decisão final, é primordial que o franqueado que está prestes a repassar a unidade, estude o contrato com atenção, se reúna com o franqueador para discutir possibilidades, tenha a documentação toda organizada e saiba como selecionar os melhores interessados.

Vantagens

Já o empreendedor interessado em adquirir uma franquia em andamento, podemos dizer que receberá uma série de vantagens em comparação com um processo de novo. Confira cada uma delas.

1. Clientes: O novo franqueado contará com uma base de clientes já formada e até fidelizada. Fora isso, ele terá a principal vantagem de todo franqueado: contar com uma marca já consolidada pelo mercado e bem aceita pelo público.

2. Definição do ponto: O ponto da unidade já estará definido, logo, a etapa de procura e escolha da localização também não será um gargalo para o novo dono.

3. Equipe: A equipe também estará treinada e familiarizada com o serviço, o que garante vantagem no processo operacional e com o público.

4. Concorrência: Até mesmo um estudo da concorrência poderá ter sido definido pelo antigo dono da unidade e repassado ao novo franqueado. Isso ajudará com a competitividade.

Cuidados

Mesmo diante das vantagens, certos cuidados devem ser tomados por quem vai adquirir o repasse de franquia.

  1. Realizar um levantamento completo sobre a situação jurídica do negócio;
  2. Conversar com fornecedores para saber que tipo de relação mantinham com o antigo gestor;
  3. Pesquisar a situação financeira da loja;
  4. Investigar os riscos fiscais, trabalhistas, previdenciários, ambientais e regulatórios, uma vez que o novo dono terá que assumir possíveis dívidas, obrigações e riscos do negócio.

Plano de negócio

Mesmo com o repasse de franquia, é importante definir um plano de negócio, levando em conta todos os aspectos reais da empresa, entre eles, aluguel, salários, encargos, estoque, taxas, etc.

Lembrando que, independentemente do tipo de aquisição, trabalhar com franquia é a melhor escolha para empreender, segundo o próprio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Quer saber por quê? Fale com a BR Mania.

https://franquia.brmania.com.br/seja-um-franqueado

Newsletter

Quer ficar por dentro de nossas atualizações?

Assine nossa news

Postagens recentes


Temas

Empreendedorismo

  • Indicadores
  • Posicionamento

Gestão

  • Contratação
  • Campanhas
  • Dicas