
A mentalidade Lean, amplamente conhecida por sua origem no sistema de produção da Toyota, vem conquistando cada vez mais espaço em diversos setores devido ao seu foco em eliminar desperdícios, otimizar processos e gerar valor para o cliente. No universo das franquias, onde a padronização e a eficiência são importantes, o Lean pode ser um grande aliado para alavancar resultados e fortalecer o negócio.
Veremos a seguir sobre a importância do Lean e como essa mentalidade auxilia nas franquias.
O que é mentalidade Lean?

Antes de explorar os benefícios para as franquias, é importante entender o conceito de Lean. Trata-se de um conjunto de princípios e práticas que buscam a melhoria contínua, a eliminação de desperdícios e a maximização de valor entregue ao cliente.
Alguns dos princípios centrais incluem:
- Identificar o valor: Entender o que realmente importa para o cliente.
- Fluxo de valor: Mapear e otimizar os processos que entregam valor ao cliente.
- Fluxo contínuo: Garantir que o trabalho flua sem interrupções.
- Produção puxada: Produzir somente o que é demandado.
- Melhoria contínua: Buscar incessantemente maneiras de aprimorar os processos.
4 benefícios do Lean para as franquias

As franquias possuem características específicas, como operações replicáveis e dependência de processos bem definidos. Isso torna o sistema ideal para aplicação de princípios Lean, trazendo benefícios como:
1- Padronização com flexibilidade
O Lean ajuda a criar padrões operacionais claros que facilitam a replicabilidade, sem engessar as operações. Isso permite que cada unidade se adapte a particularidades locais sem comprometer a identidade da marca.
Isto é o que acontece na BR Mania, que adapta seus produtos à regionalidade como por exemplo, oferecendo nas unidades do Nordeste, uma das regiões de maior penetração do nosso negócio, a coxinha de mandioca com carne seca.
2- Redução de custos
Identificar e eliminar desperdícios, como excesso de estoques, retrabalhos ou tempo ocioso, reduz custos operacionais e aumenta a eficiência. Na BR Mania, além das negociações com grandes marcas para auxiliar os franqueados com os custos na compra dos produtos, também temos o setor de pricing que visa orientar o franqueado quanto a precificação conforme estratégia consistente e coerente com o propósito da nossa marca e que maximize suas margens.
Através de IA e pesquisas ágeis é possível identificar a elasticidade de preço dos produtos sem prejuízos aos franqueados.
3- Melhoria na experiência do cliente
Com processos mais enxutos e eficientes, é possível atender ao cliente de forma mais rápida e personalizada, elevando sua satisfação e fidelização. Com a BR Mania é realizado um Gerenciamento por Categoria, um processo permanente entre o varejo e a indústria que tem como objetivo gerenciar as categorias de produtos como uma estratégica de negócio para trazer mais satisfação aos clientes e rentabilização ao franqueado.
É a garantia do produto certo, no lugar certo, com menos perdas, mais vendas e mais rentabilidade para a loja do franqueado.
4- Engajamento da equipe
O Lean incentiva a participação ativa dos colaboradores na busca por melhorias. Isso promove engajamento e cria uma cultura de resolução de problemas nas unidades.
Uma parceria da BR Mania com a Stringhini, empresa de inteligência artificial, auxilia os colaboradores das unidades com o estoque e a exposição dos produtos. É uma ferramenta capaz de traduzir o volume de dados em estratégias de definição do sortimento ideal de produtos e elaboração de planogramas para melhor disposição dos produtos nas gôndolas.
Implementando o Lean em sua unidade

Como é possível implementar o Lean nas unidades de franquia? Veremos algumas dicas:
- Mapear os processos: Use ferramentas como o mapeamento do fluxo de valor para identificar gargalos e oportunidades de melhoria;
- Capacite os colaboradores: Invista em treinamentos, além daqueles dados pela franqueadora, para que a equipe entenda os princípios Lean e saiba como aplicá-los no dia a dia da unidade;
- Adote indicadores de desempenho: Monitore KPIs relacionados à eficiência operacional, como tempo de atendimento, taxa de retrabalho e feedback do cliente;
- Promova a cultura de melhoria contínua: Incentive a troca de ideias e a busca constante por soluções inovadoras.
A aplicação do Lean deve ser um esforço conjunto, alinhando as expectativas e objetivos de todos os envolvidos com a franquia, desde o franqueador, os franqueados, colaboradores e parceiros.
A mentalidade Lean é uma ferramenta para as franquias que desejam se destacar em um mercado competitivo. Ao focar na eliminação de desperdícios, na eficiência operacional e na satisfação do cliente, é possível criar um modelo de negócio robusto, escalável e alinhado às demandas do consumidor moderno.
Adotar o Lean não é apenas uma estratégia de otimização, mas um caminho para construir um futuro mais sustentável e rentável para o sistema de franquias. Venha conhecer o modelo de negócio da BR Mania e suas estratégias de otimização de todos os processos.