Existem diferenças significativas entre uma franquia e um negócio individual
Quando alguém decide abrir um negócio próprio, conhecer o mercado em que se deseja investir é fundamental. No entanto, mais importante ainda é compreender os modelos de negócio disponíveis, para investir melhor.
O franchising, por exemplo, é uma tendência crescente no mundo corporativo. Sua estratégia de expansão visa o sucesso mútuo, uma proposta que envolve franqueados e franqueadora. Mas qual é a diferença entre o sistema de franquias e o empreendedorismo tradicional, também conhecido como bandeira branca? Entenda melhor!
Franquia ou bandeira branca
Tanto um negócio bandeira branca quanto uma franquia são empresas, correto? No entanto, existem algumas diferenças que devem ser consideradas. Isso, principalmente, porque abrir um negócio é um passo importante na trajetória de todo investidor.
Tanto uma loja franqueada quanto um negócio tradicional oferecem oportunidades e desafios significativos – cada um com suas peculiaridades. O que pesa de fato é a segurança. O modelo de franquia permite que o investidor utilize uma marca já desenvolvida e consolidada no mercado. Além disso, o empresário recebe um suporte especializado e assistência permanente da matriz, o que não acontece com quem opta pela bandeira branca.
Antes de começar a empreender, é ideal realizar um estudo detalhado das possibilidades oferecidas pelas opções disponíveis no mercado. Para ajudar a compreender as diferenças entre franquia e bandeira branca, a BR Mania destaca alguns pontos importantes. Confira a seguir:
> Estrutura pronta e completa
Com o modelo de franquia, o empreendedor adquire uma marca pronta, testada e aprovada pelo público. E o melhor: ele não deixa de ser o proprietário da loja. A diferença com relação a um negócio que começa do zero é que o dono tem tudo em mãos: a estrutura da unidade, o layout, manual de operações, produtos, serviços e etc.
A franqueadora investe em desenvolvimento de produtos e homologação de fornecedores, para isso são feitos testes de preparo, degustação e análise de aceitação do produto no ponto de venda em diferentes regiões para entender essa ação no público da marca. Esse processo depende de grande investimento de tempo e dinheiro.
Tudo vem definido pela matriz, basta começar a operar. Sem contar que a rede ainda oferece suporte ao franqueado, incluindo treinamentos teóricos e práticos para a padronização do negócio, de modo a garantir o sucesso esperado por meio do prestígio que a marca já conquistou no mercado.
> Marketing
Não é nada fácil desenvolver estratégias efetivas de marketing e engajar as ações de uma marca. Esse é um dos principais desafios do empreendedor que opta pela bandeira branca. No entanto, com o sistema de franquias, o gestor tem à disposição um marketing já bem elaborado e especializado no respectivo mercado.
Sem contar que o franqueado é beneficiado com o volume de investimento feito através da arrecadação do fundo de marketing da rede, o que possibilita ter campanhas mais impactantes, com contratação de personalidades, patrocínios em grandes eventos e anúncios em veículos de grande porte.
Como resultado, ele poderá dedicar sua atenção e energia a outras atividades, entre as quais, excelência na execução da loja, atendimento ao cliente, pedido de produtos, campanhas e parcerias locais.
> Riscos
Todo negócio oferece algum risco, isso é um fato. No entanto, quando se tem um plano de negócio estruturado e devidamente testado no mercado, como o de franquias, as chances de fracasso são reduzidas. Mais uma vez, o franchising é vantajoso porque o seu sistema inclui suporte de gestão especializada com uma formatação profissional que ajuda a alavancar os resultados e a reduzir os riscos.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising – ABF, falências de franquias são 8 vezes menores que falências de negócios individuais no varejo, esse dado já trás mais segurança para o investidor. Claro que não podemos esquecer que o papel do franqueado que estará à frente do negócio no dia a dia é fundamental para ter sucesso, afinal não adianta ter uma boa marca, um bom ponto comercial e a loja não ter o olho do dono.
> Análise, mercado e resultados
Quem abre uma franquia como a BR Mania, por exemplo, recebe uma previsão do atual cenário financeiro e possibilidades de faturamento. Ou seja, as análises de investimento vêm no pacote e o franqueado tem à sua disposição ferramentas de inteligência de mercado para traçar estratégias operacionais como por exemplo: ajudar na definição do sortimento ideal da unidade baseado na vocação do ponto, e até mesmo identificar a elasticidade de preços dos produtos na região, assim entregando mais facilidade e segurança para quem quer investir.
Quem opta pelo modelo individual de negócio tem que pensar nisso também para não investir às cegas. Porém, as análises são por sua própria conta e risco.
> Facilidade e segurança para negociações
Negócios mais seguros atraem parceiros de mercado de peso. Fornecedores se aproximam trazendo soluções, melhores preços e qualidade. A BR Mania, por exemplo, tem grandes acordos comerciais com a indústria, dessa forma ela consegue garantir melhores preços para o franqueado e variedade de produtos de qualidade, assim como parcerias com instituições bancárias, necessárias quando o franqueado precisa de algum capital de giro ou até mesmo reinvestir na própria unidade. Pode conseguir ainda, melhores taxas de delivery e sistemas, tudo isso uma franqueadora consolidada entrega de benefícios para o franqueado.
> Localização
Com um negócio bandeira branca, o investidor tem que se preocupar com a localização da loja. Isso porque ela deve ser privilegiada, a fim de atrair o maior número possível de clientes. Não basta abrir as portas, é preciso realizar um estudo detalhado da persona, do local e de quem passa por lá.
O franqueado, por sua vez, conta com o apoio da matriz para isso, de modo que a loja esteja localizada em um ponto estratégico. A BR Mania, aliás, possui lojas espalhadas por diversos pontos e ainda oferece oportunidades a quem deseja investir.
A propósito, a própria padronização, layout e identidade da marca já ajudam o público a reconhecer a loja em qualquer lugar. Mas quando a localização é privilegiada, é melhor ainda.
Quer conhecer mais vantagens que o modelo de franquias oferece para o empreendedor? Estamos à disposição. Aproveite para conhecer as vantagens que somente a BR Mania oferece aos franqueados!
https://franquia.brmania.com.br/seja-um-franqueado
a franquia e um negócio individual