BR Mania apresenta soft skills que fazem diferença na liderança de sua franquia

26 / 03 / 2024

Assim como em qualquer empresa, toda liderança precisa ter muito mais do que habilidades apenas acadêmicas e técnicas. No franchising não é diferente. Para liderar a sua franquia, é preciso desenvolver algumas soft skills que são fundamentais para o desempenho dos papéis de um líder e/ou gestor.

Soft skills são características comportamentais indispensáveis para o sucesso de um profissional ou negócio. O termo complementa outro, “hard skills”, cujo conceito define as competências técnicas necessárias para determinada atividade.

Já as soft skills dizem respeito a aspectos psicológicos e emocionais de cada indivíduo. Ou seja, os atributos que a pessoa que ocupa a liderança de uma franquia deve ter para se portar em diferentes situações. O Sebrae resume as soft skills como “um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento e à interação humana”.

A BR Mania listou algumas soft skills que fazem a diferença na liderança da sua franquia. Confira a seguir.

1. Comunicação eficaz

A liderança da franquia deve ser capaz de transmitir informações à equipe de maneira clara, objetiva, efetiva e compreensível. Além disso, é fundamental que este gestor saiba ouvir o time e seus discursos sobre preocupações, ideias, descontentamentos, feedbacks positivos, etc. Um líder fala, mas também ouve. Na BR Mania esta é uma habilidade importante para manter a franquia funcionando sem atritos com a equipe.

2. Empatia

Entre as soft skills que fazem a diferença na liderança da franquia, destaque também para a empatia. Todo líder que compreende e se conecta emocionalmente com os colaboradores passa a entender melhor as necessidades de todos e a confiar mais em cada um também. Colocar-se no lugar do outro é essencial para um trabalho em conjunto. Lembrando que liderar é diferente de chefiar. O chefe delega, o líder trabalha junto e dá autonomia.

3. Trabalho em equipe

Conforme acabamos de citar, o líder deve incentivar o trabalho em equipe. Ele não pode se restringir a delegar, mas deve pôr “a mão na massa”. Além disso, deve fazer questão de fomentar um ambiente colaborativo e ser capaz de integrar diferentes personalidades e habilidades na equipe. O incentivo, aqui, é o segredo do sucesso.

4. Adaptabilidade

Inflexibilidade leva ao fracasso. Isso é um fato. Outra soft skill fundamental para a liderança da franquia é a adaptabilidade. Ou seja, é preciso que o líder seja flexível diante de possíveis mudanças – seja nas condições do mercado ou no contexto operacional da própria unidade franqueada. Isso diz respeito a lidar de maneira construtiva com as incertezas.

Em franquias como a BR Mania, apesar do excelente planejamento que a franqueadora oferece, como o fluxo de consumidores é grande, muitas vezes é preciso usar a capacidade de adaptar-se para poder resolver situações cotidianas.

5. Motivações

Seja motivador. Esse é um dos conselhos da BR Mania para seus franqueados, líderes das franquias. Inspirar e motivar a equipe é primordial para que a franquia alcance suas metas e objetivos. O líder também deve demonstrar entusiasmo e paixão pelo trabalho. O melhor aprendizado é por meio de exemplos.

6. Tomadas de decisões

A liderança da franquia deve estar também preparada para as tomadas de decisões. Essa soft skill é necessária para os momentos que demandam respostas rápidas e ponderadas. Ela ajuda o líder a assumir as responsabilidades pelas decisões, mesmo em caso de possíveis falhas.

7. Liderança transformacional

Além da empatia e do incentivo ao trabalho em equipe, o líder de uma unidade franqueada deve apresentar liderança transformacional. O que isto significa? Que ele pode inspirar e motivar o time a alcançar todo o seu potencial.

Ao adotar esse conceito quando liderar sua franquia, não se esqueça de fomentar a autonomia na equipe, para destacar profissionais criativo e proativos. Encoraje os colaboradores na busca pela inovação e por capacitações profissionais.

8. Resolução de conflitos

Abordar conflitos de maneira diplomática e construtiva, bem como encontrar soluções que beneficiem a todos, ou seja, a resolução de conflitos. Essa é uma soft skill indispensável para a liderança da franquia.

Em especial, a BR Mania reforça a importância dessa habilidade porque o propósito da marca é justamente esse: “a gente acredita em um mundo mais simples e amigável, em que desejos e necessidades estejam ao rápido alcance de todos”. Para isso, a resolução de conflitos é uma habilidade importante.

9. Inteligência emocional

O líder deve adquirir a inteligência emocional para gerenciar também as suas próprias emoções, de modo a compreender, então, a do próximo. As emoções podem ser usadas de maneira positiva pela liderança da franquia para influenciar diversas situações.

10. Gestão do tempo

O líder de uma franquia deve saber priorizar as tarefas, garantindo que todos os prazos sejam cumpridos, sem exceção. Saber otimizar o tempo é um dos segredos do sucesso. Ainda mais quando se trata de uma franquia de conveniência, como a BR Mania, porque o público conta com agilidade e rapidez nas lojas.

11. Ética

Por fim, porém tão importante quanto as demais, vem a ética. Essa soft skill faz com que o líder da franquia possa agir com integridade e ética em todas as interações – com a equipe, fornecedores, clientes, etc. Além disso, ele passa a estabelecer padrões elevados de comportamento ético, de modo a servir como exemplo para quem está à sua volta.

As soft skills ajudam a liderança da franquia a criar um ambiente de trabalho mais positivo, além de contribuir com a produtividade da equipe e operações da loja.

A BR Mania incentiva seus franqueados a desenvolverem as habilidades necessárias para o sucesso. Faça parte dessa rede!

https://franquia.brmania.com.br/seja-um-franqueado

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