O contrato de negócio entre uma empresa franqueadora e um investidor, que após fechamento passa a ser um franqueado, consiste num modelo de negócios que envolve a concessão de direitos de operação, layout de marca e know-how de mercado. Tanto a franqueadora quanto o franqueado têm responsabilidades específicas para que a parceria seja bem-sucedida.
É fundamental, inclusive, que na Circular de Oferta de Franquia (COF) sejam especificadas cada tarefa. E assim a BR Mania faz. Antes de fechar contrato com os candidatos, a franquia apresenta a sua COF, com as responsabilidades da franqueadora e dos franqueados.
A seguir, você pode conferir uma prévia das principais responsabilidades da franqueadora e as dos franqueados. Para mais detalhes, entre em contato com a BR Mania.
Responsabilidades da franqueadora
- Concessão de direitos
A primeira responsabilidade da franqueadora é conceder ao candidato franqueado o direito de usar a sua marca, sistema operacional, reputação, know-how e tudo o que envolve o cotidiano de trabalho.
- Suporte
O suporte também fica a cargo da franqueadora. A matriz deve oferecer suporte inicial e durante as operações. Desde o estabelecimento do local em que a loja seja instalada, passando por orientações acerca das operações e estoque, até treinamentos técnicos sobre a padronização da marca. A franquia também pode auxiliar na inauguração da unidade, com dicas de ações pontuais.
- Operações
Outra responsabilidade da franqueadora é a padronização operacional. É a rede que estabelece os padrões da marca, de modo a garantir a consistência do negócio, incluindo a oferta de produtos, qualidade dos serviços e etc.
- Marketing
A rede tem também como responsabilidade cuidar das estratégias de marketing gerais, com publicidade, propagandas, promoções e tudo o que for possível para estabelecer a reputação da marca no mercado. E justamente para isso que a franqueadora estabelece o fundo de marketing, um valor pago pelos franqueados para suprir as respectivas necessidades.
- Atualizações e inovações
A franqueadora tem a responsabilidade de atualizar regularmente as operações da rede toda, de modo que a marca se mantenha competitiva no mercado. Investir em inovação é um diferencial.
- Consultoria
A franqueadora ainda acompanha as unidades para garantir que os franqueados estejam mantendo os padrões da marca. Além disso, durante esse processo, pode oferecer suporte quando considerar necessário.
Responsabilidades dos franqueados
- Taxas
É de responsabilidade do franqueado cumprir com o pagamento de taxas iniciais, bem como royalties e fundo de marketing, por exemplo. Tudo varia conforme o que for estabelecido em contrato.
- Operações padronizadas
Assim como a franqueadora padroniza as operações das lojas, é de responsabilidade dos franqueados cumprir com o que foi estabelecido. O objetivo é garantir a consistência da marca.
- Treinamento e desenvolvimento
O franqueado deve participar dos treinamentos oferecidos pela franqueadora, de modo a compreender e repassar à equipe a aplicação correta do processo operacional e filosofia da marca.
- Manutenção da imagem e padrão de qualidade
O franqueado tem também a responsabilidade de zelar pela reputação da marca, seguindo as diretrizes de marketing indicadas pela matriz. Também, garantir a consistência dos serviços oferecidos.
- Estoque
A gestão do estoque é de responsabilidade do franqueado, que deve monitorar a entrada e a saída dos produtos. A compra também fica por conta do gestor da unidade.
- Comunicação
O franqueado deve fornecer relatórios regulares à franqueadora sobre o desempenho da sua unidade. Além disso, precisa cumprir com as políticas de comunicação estabelecidas desde o início da parceria.
- Participação ativa nas atividades da franquia
Outra responsabilidade do franqueado é a participação em eventos e atividades promovidas pela franqueadora. Isso é fundamental para fortalecer a troca de experiências entre franqueados e com a própria matriz.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o interesse mútuo pelo crescimento e fortalecimento da marca é, em contrapartida, a alma do negócio. Ou seja, o principal norte nas relações entre franqueado e franqueadora. As obrigações e responsabilidades são definidas em prol do sucesso de toda a rede.
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