Quais as responsabilidades da franqueadora e as do franqueado?

9 / 04 / 2024

O contrato de negócio entre uma empresa franqueadora e um investidor, que após fechamento passa a ser um franqueado, consiste num modelo de negócios que envolve a concessão de direitos de operação, layout de marca e know-how de mercado. Tanto a franqueadora quanto o franqueado têm responsabilidades específicas para que a parceria seja bem-sucedida.

É fundamental, inclusive, que na Circular de Oferta de Franquia (COF) sejam especificadas cada tarefa. E assim a BR Mania faz. Antes de fechar contrato com os candidatos, a franquia apresenta a sua COF, com as responsabilidades da franqueadora e dos franqueados.

A seguir, você pode conferir uma prévia das principais responsabilidades da franqueadora e as dos franqueados. Para mais detalhes, entre em contato com a BR Mania.

Responsabilidades da franqueadora

  • Concessão de direitos

A primeira responsabilidade da franqueadora é conceder ao candidato franqueado o direito de usar a sua marca, sistema operacional, reputação, know-how e tudo o que envolve o cotidiano de trabalho.

  • Suporte

O suporte também fica a cargo da franqueadora. A matriz deve oferecer suporte inicial e durante as operações. Desde o estabelecimento do local em que a loja seja instalada, passando por orientações acerca das operações e estoque, até treinamentos técnicos sobre a padronização da marca. A franquia também pode auxiliar na inauguração da unidade, com dicas de ações pontuais.

  • Operações

Outra responsabilidade da franqueadora é a padronização operacional. É a rede que estabelece os padrões da marca, de modo a garantir a consistência do negócio, incluindo a oferta de produtos, qualidade dos serviços e etc.

  • Marketing

A rede tem também como responsabilidade cuidar das estratégias de marketing gerais, com publicidade, propagandas, promoções e tudo o que for possível para estabelecer a reputação da marca no mercado. E justamente para isso que a franqueadora estabelece o fundo de marketing, um valor pago pelos franqueados para suprir as respectivas necessidades.

  • Atualizações e inovações

A franqueadora tem a responsabilidade de atualizar regularmente as operações da rede toda, de modo que a marca se mantenha competitiva no mercado. Investir em inovação é um diferencial.

  • Consultoria

A franqueadora ainda acompanha as unidades para garantir que os franqueados estejam mantendo os padrões da marca. Além disso, durante esse processo, pode oferecer suporte quando considerar necessário.

Responsabilidades dos franqueados

  • Taxas

É de responsabilidade do franqueado cumprir com o pagamento de taxas iniciais, bem como royalties e fundo de marketing, por exemplo. Tudo varia conforme o que for estabelecido em contrato.

  • Operações padronizadas

Assim como a franqueadora padroniza as operações das lojas, é de responsabilidade dos franqueados cumprir com o que foi estabelecido. O objetivo é garantir a consistência da marca.

  • Treinamento e desenvolvimento

O franqueado deve participar dos treinamentos oferecidos pela franqueadora, de modo a compreender e repassar à equipe a aplicação correta do processo operacional e filosofia da marca.

  • Manutenção da imagem e padrão de qualidade

O franqueado tem também a responsabilidade de zelar pela reputação da marca, seguindo as diretrizes de marketing indicadas pela matriz. Também, garantir a consistência dos serviços oferecidos.

  • Estoque

A gestão do estoque é de responsabilidade do franqueado, que deve monitorar a entrada e a saída dos produtos. A compra também fica por conta do gestor da unidade.

  • Comunicação

O franqueado deve fornecer relatórios regulares à franqueadora sobre o desempenho da sua unidade. Além disso, precisa cumprir com as políticas de comunicação estabelecidas desde o início da parceria.

  • Participação ativa nas atividades da franquia

Outra responsabilidade do franqueado é a participação em eventos e atividades promovidas pela franqueadora. Isso é fundamental para fortalecer a troca de experiências entre franqueados e com a própria matriz.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o interesse mútuo pelo crescimento e fortalecimento da marca é, em contrapartida, a alma do negócio. Ou seja, o principal norte nas relações entre franqueado e franqueadora. As obrigações e responsabilidades são definidas em prol do sucesso de toda a rede.

Quer conhecer as operações da BR Mania, bem como seus planos e ações? Entre em contato e surpreenda-se!

https://franquia.brmania.com.br/seja-um-franqueado

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