Proporcionar um atendimento excelente ao cliente deve ser o principal objetivo do gestor de uma franquia. Esta métrica é fundamental para o sucesso de todo e qualquer negócio, especialmente, em uma rede de franchising.
E é exatamente para isso que a BR Mania trabalha. Com profissionais especializados, a franquia oferece suporte completo aos franqueados, a fim de proporcionar em cada unidade o melhor atendimento ao consumidor final.
Sendo assim, elaboramos este conteúdo com dicas valiosas sobre como encantar o cliente, promovendo as melhores experiências e gerindo a franquia com excelência. Continue a leitura e bom trabalho!
1ª Dica: é preciso conhecer o cliente
O gestor da franquia deve entender as necessidades, preferências e expectativas do público. Dessa forma, será possível personalizar o atendimento com base nas respectivas informações e ainda criar uma conexão mais forte entre a marca e o consumidor final.
2ª Dica: capacite a equipe
A BR Mania, por exemplo, oferece treinamentos às equipes das unidades franqueadas para garantir que todos compreendam o propósito da marca e trabalhem conforme os padrões da matriz.
Porém, cada franqueado pode (e deve) investir em novos treinamentos para a equipe de modo que todos entendam a importância de proporcionar a melhor experiência ao cliente. Fato é que colaboradores bem treinados são capazes de lidar com diversas situações de maneira profissional e com soluções eficazes.
3ª Dica: invista na comunicação
É fundamental que a franquia estabeleça canais de comunicação claros com o consumidor final. Seja por um e-mail, canais de transmissão em Apps de mensagem, etc. Além disso, é imprescindível que a loja responda prontamente às dúvidas e preocupações dos clientes para mostrar que a franquia valoriza a opinião do próprio público. Uma boa comunicação é indispensável.
4ª Dica: respeite a padronização
A qualidade do atendimento de uma franquia depende muito da consistência da padronização. A matriz já testou e aprovou os seus métodos, logo, é fundamental que os franqueados sigam as mesmas métricas, a fim de que o cliente veja essa organização. Tudo isso fará parte da experiência de compra do público, que verá a marca como uma empresa sólida e confiável.
5ª Dica: surpreenda o cliente
Quem não gosta de ser agradado? Vale a pena investir em gestos de cortesia para o consumidor final. Isso inclui brindes, promoções, cartões em datas comemorativas, entre outras ações que tendem a encantar os clientes. O objetivo é demonstrar cuidado, resultando na fidelização do público.
6ª Dica: receba os feedbacks
Independentemente de qual seja a informação, é essencial que a franquia esteja atenta aos feedbacks, uma vez que eles podem ser utilizados para melhorar as operações e atendimento da loja.
7ª Dica: foque na gestão da franquia
É primordial estabelecer padrões operacionais quando o objetivo é garantir uma gestão excelente. Invista na qualidade dos procedimentos, incluindo atendimento ao cliente, qualidade dos produtos e manutenção das instalações. Tudo isso é fundamental para causar encantamento.
8ª Dica: crie programas
Alguns programas são ótimos para incentivar a fidelidade do consumidor final. Por exemplo, vale oferecer descontos, brindes, entre outros benefícios. No caso das unidades da BR Mania, aqui entra também a parceria da conveniência com o posto de combustível. Ambos podem proporcionar experiências de compra positivas aos clientes por meio de programas e ações estratégicas.
9ª Dica: conheça as métricas
É bom também utilizar métricas de monitoramento para avaliar o desempenho da loja. Métricas de satisfação, tempo de resposta e feedbacks online podem ajudar. Para se ter uma ideia, a análise desses dados ajuda com as estratégias conforme a necessidade da gestão.
A BR Mania possui uma reputação sólida no mercado, também, em virtude das ações e estratégias estabelecidas em prol do melhor atendimento ao cliente final. Entre em contato conosco e conheça diversas ações. Seja um franqueado.